segunda-feira, 4 de setembro de 2017

Polícia Federal realiza operação contra tráfico internacional de drogas em Guarujá


A Polícia Federal deflagrou, na manhã desta segunda-feira (4), operação de combate ao tráfico internacional de drogas.A ação, intitulada como Brabo, ocorre simultaneamente em cidades dos estados de São Paulo, Minas Gerais, Santa Catarina, Paraná, Rio Grande do Sul e Distrito Federal. Há mandados sendo cumpridos em Santos e Guarujá. Pela manhã diversas viaturas circulavam em Vicente de Carvalho.
De acordo com informações da PF, os investigados usavam a Capital paulista como armazém e o Porto de Santos como principal local de saída dos entorpecentes que tinham como destino países do exterior.


Cerca de 820 policiais federais da Operação cumprem 190 mandados de busca e apreensão, 120 mandados de prisão preventiva e 7 mandados de prisão temporária.

Em um ano, o grupo teria traficado mais de seis toneladas de cocaína pura para a Europa, durante o período da investigação que começou em agosto de 2016.
Agência norte-americana na investigação
O trabalho de investigação da PF teve início no ano passado, após cooperação policial internacional entre a PF e o DEA (agência norte-americana de combate ao tráfico de drogas) na análise de cinco apreensões de cocaína realizadas entre os meses de agosto de 2015 e julho de 2016 (três realizadas no porto de Santos e duas num porto na Rússia, vindas de Santos). 
Segundo a polícia brasileira, "por suas características levantou-se a suspeita de que um mesmo grupo tivesse sido responsável por todas as remessas, que totalizaram 2,1 toneladas."
Ainda de acordo com a PF, diferentes grupos organizados e especializados, atuantes no Brasil e na Europa, se associavam entre si, conforme as necessidades que tinham em cada negócio ilícito que pretendiam realizar. 
Apreensões
Desde agosto do ano passado, a PF realizou 14 apreensões de cocaína nos portos de Santos, Salvador (BA) e Itajaí (SC), além de alertar autoridades para que interceptassem carregamentos que já haviam sido remetidos aos portos de Antuérpia (Bélgica), Shibori (Inglaterra), Gioia Tauro (Italia) e Valencia (Espanha). Essas apreensões totalizaram outras 5,9 toneladas de cocaína. (Com informações de A Tribuna/ Foto: GloboNews)


0 comentários:

Postar um comentário