domingo, 31 de janeiro de 2016

Ação da PM na Vila Baiana termina com três presos e um menor morto


Uma diligência realizada pelo Comando de Operações Especiais (COE) da Polícia Militar na Vila Baiana, durante a noite de sábado (30), terminou com troca de tiros e grande apreensão de drogas e dinheiro. Na ação, três pessoas foram presas e um adolescente de 17 anos acabou morto. Um revólver calibre 38 com quatro cartuchos íntegros também foi apreendido.

O confronto entre policiais e traficantes do bairro ocorreu por volta das 20h30, em uma região de mata da Rua Paraguai. Ciente de que o local é conhecido pelo forte comércio de entorpecentes, duas equipes da PM montaram campana dentro de um matagal e observaram, por uma hora, um grupo traficando drogas.

Os policiais encontraram mochilas onde estavam guardadas 8.600 pedras de crack, 5.223 pinos de cocaína e 344 porções de maconha. Junto com os entorpecentes também foram localizados R$ 14.302,50. 

Ao notar a presença da corporação, um dos suspeitos armados efetuou disparos contra os policiais e fugiu pelo matagal. Imediatamente, o COE revidou a agressão com oito tiros. Divididos, os PMs cercaram e prenderam o trio. Apenas o atirador escapou. 

Ao abrir as mochilas transportadas pelos suspeitos, os policiais encontraram as drogas e o dinheiro. Um revólver foi apreendido. 
Adolescente morto

Enquanto o caso era registrado e o trio indiciado por tráfico de drogas, associação criminosa e tentativa de homicídio, os PMs tomaram conhecimento de que o adolescente Paulo Ricardo dos Santos Bitencourt havia dado entrada em um PS da Cidade com ferimento de tiro no peito. Ele foi socorrido por uma viatura do Samu próximo à região de mata da Rua Paraguai. 

Assim que chegaram na unidade médica, os PMs não o reconheceram como um dos envolvidos na ação. 

O menor não resistiu ao ferimento e morreu. O corpo foi encaminhado ao Instituto Médico Legal (IML) de Guarujá. Antes, exame residuográfico foi feito nas mãos do adolescente para saber se teria sido ele o autor dos primeiros disparos contra a polícia. 

As armas usadas pelos policiais foram apreendidas e entregues à perícia da Polícia Cientifica. O laudo vai apontar se o tiro que matou o adolescente foi efetuado pelos agentes do COE. ( Informações e foto: A Tribuna) 

quarta-feira, 27 de janeiro de 2016

Ex-marido da estudante de Direito confessa assassinato


Preso temporariamente desde sexta-feira (22), o técnico Sergio de Souza Cerqueira, de 35 anos, confessou que matou a ex-mulher e estudante de direito, Fernanda Pimenta Cerqueira, de 37, no último dia 14. A confissão foi feita na noite de sábado (23) ao delegado Luiz Ricardo Lara Dias Júnior, da Delegacia de Investigações Gerais (DIG) de Santos. 
O crime foi cometido na casa do acusado, em Vicente de Carvalho, após a vítima confirmar que manteve um relacionamento extraconjugal. Nervoso e ofendido por ser chamado de corno pela ex-mulher, Sergio a derrubou no chão e a esganou com uma das mãos.
Logo depois, o acusado saiu de casa e estacionou o carro na garagem de casa. Na sequência, colocou o corpo da universitária no porta-malas do veículo e o deixou perto de um contentor de lixo, em uma região de mata, em Iriri, área continental de Santos.
O técnico nega que tenha cortado o braço esquerda da vítima, onde ela tinha o nome dele tatuado. Ele também afirma que não raspou os cabelos de Fernanda. Entretanto, isso será apurado.
Ainda de acordo com o acusado, após a separação eles pouco se falavam. No entanto, no dia do crime o técnico foi entregar uma encomenda para Fernanda, que pediu uma carona de carro, pois iria até uma costureira perto da casa de Sergio. 
Como precisavam conversar sobre a filha de 4 anos, decidiram tratar do assunto na moradia do técnico. Ainda inconformado com o fim do casamento, ele a questionou sobre uma suposta traição, que a universitária confirmou. (A Tribuna)



sábado, 23 de janeiro de 2016

Corpo de estudante de Direito desaparecida é encontrado na Rodovia Rio-Santos


O corpo da estudante de Direito Fernanda Pimenta Cerqueira, de 37 anos, desaparecida desde o último dia 14 de janeiro, foi encontrado por populares, na manhã deste sábado (23), no km 237 + 400 metros da Rodovia Rio-Santos, no Iriri, na Área Continental de Santos. Ela estava 50 metros para dentro de uma área de matagal. A informação foi confirmada pelo chefe dos investigadores da Delegacia de Investigações Gerais (DIG), Paulo Carvalhal. 
O corpo da estudante foi encontrado em avançado estado de decomposição. No pé direito, um detalhe identificava a vítima e dava fim às buscas: uma tatuagem com o desenho de uma pimenta com o nome Cerqueira.
Fernanda era estudante de Direito e funcionária da CPFL Piratininga. Nascida em Itupeva, Interior paulista, morava há 12 anos em Guarujá. Ela tinha se separado em novembro e estaria sozinha em casa, num apartamento em Vicente de Carvalho. A filha do casal, de 3 anos, estava na casa da avó paterna, em sua cidade natal. (A Tribuna)

sexta-feira, 22 de janeiro de 2016

Jovem morre depois de esperar 50 minutos pelo Samu


Jorge Willian dos Santos, de 24 anos, sofreu um mal súbito na rua e morreu à espera de atendimento em Vicente de Carvalho. Ele aguardou mais de 50 minutos pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) antes de ser levado até um pronto-socorro em um carro particular. O pior: estava próximo de uma unidade de saúde onde havia uma ambulância parada.
O fato ocorreu na última quarta-feira (20), quando ele caminhava pela Rua Capitão Lessa, no Parque Estuário, e caiu na calçada após sentir-se mal. O Samu foi acionado, mas depois de 20 minutos, como o serviço não chegava, um conhecido foi de moto até a UPA São João, que fica pouco mais de um quilômetro distante, para pedir socorro.
“Em menos de três minutos ele chegou ao pronto-socorro. Ali tinha uma ambulância parada, mas ele foi informado de que ela não poderia sair dali e que só o Samu poderia atender a ocorrência”, disse ontem, durante o velório, o pai de Willian, Jorge Amâncio dos Santos, que estava indignado.
Segundo Amâncio, 40 minutos ainda se passaram sem atendimento. “Nisso, uma moça passou na porta da minha casa e disse que meu filho estava caído na calçada. Eu já pressenti que alguma coisa ruim tinha acontecido. Cheguei, e meu filho já estava sem vida. Decidi colocar ele no carro e levei até a UPA São João com a esperança que pudessem ressuscitá-lo, mas já era tarde”.
Depois, Amâncio soube que a ambulância só apareceu no local 50 minutos depois. “A saúde no Guarujá está um caos, está em colapso”. Willian tinha feito uma cirurgia de coração aos 5 anos e fazia acompanhamento frequente. Nos últimos dias, teria se queixado de cansaço ao subir escadas.
“Creio que, se meu filho tivesse recebido atendimento, poderia ter tido uma chance de sobreviver. Houve negligência por parte da Secretaria de Saúde de Guarujá”, acusa.
Ele trabalhava com o pai em uma empresa de locução publicitária e deixa mulher e dois filhos, de 5 anos e 3 meses. 
Prefeitura
A Prefeitura de Guarujá informou que a central de regulação para atendimento do Samu fica em Santos. A Secretaria de Saúde apura o chamado e o atendimento.
“A ambulância municipal que estava na unidade atendia a remoção de um paciente para internação. Esse tipo de veículo só está apto para esse tipo de transporte e não ao atendimento de urgência, como o Samu”, informou, em nota. “(...) Todos os fatos ocorridos em relação ao atendimento ao paciente estão sendo apurados”.


terça-feira, 19 de janeiro de 2016

Justiça ordena que Dersa opere com nove balsas simultâneas na travessia


Um processo judicial que começou há dez anos acaba de ter desfecho em primeira instância, e ele não poderia ser mais atual. Praticamente um mês depois de o sistema de travessia marítima entre Santos e Guarujá ter filas com mais de duas horas de espera, a Dersa e o Governo do Estado foram condenados a manter, no mínimo, nove balsas simultâneas fazendo esse trajeto.
Conforme a sentença, que data do último dia 13, a medida entra em vigor em até 90 dias, e deve ser adotada sempre que o tempo estimado das filas exceder 20 minutos - sob pena de multa de R$ 200 mil para cada violação. Consultada a respeito, a Dersa informou que já disponibiliza nove balsas para a operação. Entretanto, isso não acontece simultaneamente, pois “no momento uma embarcação encontra-se em manutenção”.
A decisão foi proferida pelo juiz da 1ª Vara Cível de Guarujá, Ricardo Fernandes Pimenta Justo, e é fruto de uma ação civil pública ajuizada em 2009 pelo Ministério Público de São Paulo (MP-SP).
Tudo começou quando o promotor Eloy Ojea Gomes, autor da ação, ajuizou um inquérito civil que constatou a ineficiência do serviço especialmente na temporada de verão, quando a “espera por parte dos usuários chega a mais de uma hora e meia para realizar uma travessia feita habitualmente em não mais de três minutos”.
Para chegar a essa conclusão, ele e sua equipe ouviram 150 usuários do sistema em 2008. Eles foram selecionados e notificados por meio das placas de seus veículos, anotadas durante a travessia. Desse contingente, 86% afirmaram ter perdido compromissos em razão das longas filas, 94% demonstraram insatisfação com o serviço e 98% informaram que a qualidade ficou ainda pior na temporada de verão.
De acordo com o promotor, avaliação técnica constatou que o sistema comporta até 12 balsas simultâneas. Além disso, que na época a maior parte da frota era constituída por balsas com mais de trinta anos de uso, e que desde 2005 não havia renovação da frota.
Ojea demonstrou satisfação com o resultado. “Como promotor, acho que a sociedade merece mais desse serviço. Foi uma vitória difícil, um processo complexo e construído com a ajuda de todos. Ainda não é o fim da guerra, mas estou bastante esperançoso”.
Relatórios
Em sua decisão, o juiz determinou que, após os 90 dias de prazo, oficiais de justiça façam a verificação diária do cumprimento da obrigação, “encaminhando relatórios mensais ao juízo” a fim de execução da multa pelo Ministério Público.
Justo declarou ainda que é imprescindível a implementação das melhorias. “Existem há décadas projetos de construções de túnel ou ponte entre as cidades de Santos e Guarujá; todavia, não foram os mesmos executados até a presente data. Portanto, se o Estado avalia adequado que o transporte diário de milhares de veículos entre duas importantes cidades portuárias seja feito pelo arcaico sistema de balsas, deve fazê-lo minimamente eficiente”.
Sobre a decisão, a Dersa informou que aguardará notificação da Justiça para se manifestar sobre o assunto.
Dersa alega prejuízos com o sistema
O Centro de Apoio Operacional à Execução (CAEx) do Ministério Público de São Paulo apurou que a prestação do serviço de travessia por balsa entre Santos e Guarujá permitiu, somente entre 2006 e 2007, um lucro bruto da ordem de R$ 16 milhões.
Entretanto, para o diretor-presidente da Dersa, Laurence Casagrande Lourenço, o sistema está saturado e dá prejuízos. O sistema transporta em média 23 mil veículos por dia durante a semana e 17 mil aos finais de semana. (Com informações de A Tribuna)


Câmara vai criar comissão para apurar responsabilidades sobre vazamento da Localfrio


O presidente da Câmara Municipal de Guarujá, vereador Ronald Nicolaci (Pros) anunciou a criação de uma comissão assuntos relevantes com o objetivo de buscar esclarecimentos acerca do incidente ocorrido no terminal portuário, especialmente no que se refere à fiscalização do trabalho realizado e dos potenciais riscos a que população dos arredores está exposta.

A comissão será formada por cinco vereadores, que ficará incumbida de apurar todos os fatos relacionados ao episódio, a fim de assegurar a punição aos eventuais culpados pelos danos provocados e, sobretudo, eliminar a possibilidade de ocorrência de novos fatos semelhantes. O grupo será oficialmente definido logo após o recesso parlamentar, no início de fevereiro.

"Passado o susto, as pessoas agora querem respostas. Querem saber o que motivou esse incêndio; quem foram os responsáveis; se as pessoas estão residindo em áreas seguras, ou não. Enfim, há uma série de questionamentos que agora vieram à tona e precisam ser esclarecidos", enfatiza Nicolaci.

“A verdade é que toda população da Baixada Santista corre risco em razão da presença dessas indústrias químicas em nossa área portuária. E, portanto, temos que nos cercar de todas as precauções para eliminar esses riscos", finaliza.


quinta-feira, 14 de janeiro de 2016

Plano de emergência foi acionado para combater o vazamento de gás na LocalFrio


Um desastre de grandes proporções atinge o pátio de cargas do terminal alfandegado da Localfrio, na Margem Esquerda do Porto de Santos, em Guarujá. O Corpo de Bombeiros, a Defesa Civil do Estado e a empresa confirmaram o vazamento de um composto do cloro - inicialmente, os órgãos tinham afirmado que era amônia . Moradores de Vicente de Carvalho relatam que o bairro está tomado pela fumaça.  
De acordo com a coordenadora regional da Defesa Civil na região, Regina Elsa Araújo, o Plano de Auxílio Mutuo entre os órgãos de emergência em Guarujá foi acionado para combater o vazamento no pátio de contêineres. Equipes da cidade foram deslocadas até o distrito onde estão localizados os terminais e concentram esforços para conter os estragos e atender as pessoas afetadas pela fumaça que atinge a região.  
"Inicialmente, acreditávamos no vazamento de amônia, mas não descartamos que outros produtos também estavam ali. Continuamos recomendando às pessoas que não saiam de suas casas, fechem portas e janelas, e, se possível, coloque um pano úmido no nariz e a boca", afirmou. 

Segundo a Localfrio, o fogo começou oficialmente às 15h15, quando a água da chuva entrou em contato com um tanque carregado com ácido dicloro isocianúrico de sódio. Desta forma, a empresa descartou um vazamento de amônia. Ainda de acordo com a companhia, a brigada de incêndio foi imediatamente acionada. 

A coordenadora da Defesa Civil recomenda que as pessoas que sentirem algum mal-estar, acionem imediatamente os órgãos de resgate e emergência. "Todas as equipes da cidade já estão de prontidão para poder realizar os atendimentos. Estamos contando com o apoio de outras cidades". 
 A Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (CETESB) também foi acionada. Técnicos de Santos foram enviados ao Guarujá para ajudar no controle do vazamento e conter os impactos. O órgão, no entanto, ainda não sabe informar os impactos que será ocasionado pelo incidente. 

Interdições 

Por recomendação do Comando da Polícia Militar, a Travessia de pedestres Vicente de Carvalho-Praça da República está temporariamente suspensa em virtude de vazamento de produto químico na margem esquerda do canal do Porto de Santos. Tão logo haja condições propícias de segurança, o serviço será retomado.

Devido ao vazamento de produto químico, as operações nos terminais de Exportação de Veículos (TEV) e de Contêineres (Tecon), vizinhos ao pátio da Localfrio, foram interrompidas e os funcionários, evacuados, segundo a direção da empresa. O Iate Clube de Santos, assim como marinas próximas e estaleiros da Margem Esquerda também tiveram os funcionários retirados. (Com informações de A Tribuna/ Foto: Rogério Soares) 

segunda-feira, 11 de janeiro de 2016

22 pessoas ficaram reféns de bandidos em duas ocorrências durante o final de semana


Da manhã de sábado (9) até o amanhecer de domingo (10), 22 pessoas foram feitas reféns por criminosos armados no Morrinhos 4 e na Prainha Branca, em duas ocorrências distintas. Em uma das ações, três marginais mantiveram 16 vítimas custodiadas em um camping por 11 horas. 
Já na outra investida, cinco assaltantes dominaram seis turistas e os aterrorizaram por quatro horas em um cativeiro no meio da favela. Um microempresário, de 31 anos, foi agredido e teve um dos dentes quebrados. Um estudante, de 25, levou coronhadas no rosto durante o ataque. 
Uma das vítimas contou que chegou de São Paulo perto das 2 horas da manhã com uma amiga, uma auxiliar administrativa, de 30 anos, para passar o domingo na casa de conhecidos, no Pernambuco, em Guarujá.
“Quando saímos do carro e tocamos a campainha da casa, dois bandidos a pé e um de bicicleta nos cercaram e anunciaram o assalto. Eles estavam armados e exigiram que voltássemos ao carro e sentássemos no banco de trás. Aqueles que estavam a pé também entraram no carro e um deles assumiu a direção. O (ladrão) que estava de bicicleta fugiu sozinho”.
Nervosos e fazendo ameaças de morte, os bandidos conduziram o carro das vítimas, um Fox preto, para uma casa abandonada no Morrinhos 4, próximo ao lixão. Lá, estavam mais dois comparsas, que permaneceram com o casal o tempo todo. “Foram momentos de horror. Diziam que se não colaborássemos não teriam pena em nos matar. Às vezes, ficavam exaltados e agrediam o meu amigo. Foi em um desses momentos que quebraram o dente dele. Mas logo em seguida pediam desculpas”, contou a auxiliar administrativa.
Com o casal dominado, o grupo revirou o veículo roubado e tomou posse de celulares, roupas, R$ 100,00, documentos e cartões bancários. Enquanto isso, o bandido que agia de bicicleta chegou ao cativeiro. Junto dos demais criminosos que renderam as vítimas, ele entrou no carro roubado e saiu prometendo novos assaltos. (A Tribuna/ Foto: Guilherme Lúcio)


sexta-feira, 8 de janeiro de 2016

Sabesp é multada por despejar esgoto na Praia da Enseada


A Prefeitura de Guarujá multou a Sabesp em R$ 149 mil por degradação ambiental. A autuação ocorreu, na manhã de quarta-feira (6), motivada pelo lançamento de esgoto na região da Praia da Enseada. 
Técnicos da Secretaria de Meio Ambiente (Semam) chegaram ao local depois de uma denúncia feita por banhistas, que acionaram as equipes de fiscalização que atuam nas praias durante a Operação Verão.
De acordo com o diretor de Controle Ambiental da Semam, Antônio Lopes, os frequentadores das praias abordaram os fiscais contando que um líquido amarelado e com um forte odor estava escorrendo na faixa de areia e chegando na água do mar.
 “Quando chegamos lá constatamos que se tratava do transbordamento do esgoto da rede coletora da Sabesp” conta. 

O diretor salienta ainda que além desse caso, durante vistoria na orla, as equipes identificaram um segundo ponto. “A multa abrange a situação nesses dois locais, um pelo descarte na altura da Rua Iracema e o outro próximo à rampa de acesso que desce os jets skys para faixa de areia”, completa Lopes.
Não tem relação
Em nota, a Sabesp esclarece que o caso apontado pela prefeitura de Guarujá "não está relacionado ao sistema de esgotamento sanitário operado pela Companhia". O local teria ainda sido vistoriado em conjunto com representantes da administração municipal que constataram se tratar de descarte irregular de óleo nas galerias de drenagem urbana, cuja responsabilidade, segundo a Sabesp é da própria municipalidade. Quanto à notificação, a companhia informa que apresentará sua defesa dentro do prazo legal. ​(A Tribuna/Foto: Rogério Soares)


terça-feira, 5 de janeiro de 2016

Cocaína avaliada em R$ 3 milhões é apreendida em Vicente de Carvalho


Policiais da Delegacia de Investigações Gerais (DIG) de Santos apreenderam 71 quilos de cocaína pura na manhã desta terça-feira (5), na Prainha, em Vicente de Carvalho. A droga estava dentro de um barraco desde a noite de ontem (4) e, segundo o apurado, seria embarcada em algum navio atracado no Porto de Santos.
A localização do entorpecente foi feita com o auxílio de uma denúncia anônima.  A droga, dividida em 66 tabletes, está avaliada em R$ 3 milhões. Não havia ninguém no barraco quando os investigadores Rogério, Jairo, Liliana e Flecha, sob coordenação de Paulo Carvalhal, chegaram. Buscas nas imediações foram feitas, mas ninguém foi preso.
O caso foi registrado na sede da DIG pelo delegado Leonardo Amorim Nunes Rivau e os entorpecentes encaminhados à perícia do Instituto de Criminalística (IC). 

As investigações prosseguem objetivando identificar os responsáveis pela cocaína, bem como origem e destino da droga. (A Tribuna)

Imóveis localizados em ruas de feiras livres têm desconto no IPTU a partir deste mês


Após quase três anos de uma longa disputa judicial travada contra a Prefeitura, a Câmara Municipal de Guarujá finalmente conseguiu validar a Lei 3973/2012, que dá direito a desconto de 50% no valor da cobrança de IPTU a imóveis localizados em ruas onde são realizadas feiras-livres. A medida já começa a valer a partir deste mês, quando serão entregues os carnês distribuídos pela Prefeitura. Proprietários de 17 endereços têm direito ao benefício. 

Seguem o nomes das vias: Rua dos Bandeirantes – Enseada; Rua Ceará – Jd. Santense; Rua Helena Correa dos Santos – Vila Zilda; Rua Bidu Sayão – Perequê; Rua Rubens de Sá – Jd. Progresso; Av. Miguel Alonso Gonzalez – Jd. Las Palmas; Rua Romão Salgado – Vila Júlia; Av. do Bosque – Pernambuco; Rua Carmosina de Freitas – Santa Cruz dos Navegantes; Rua Afonso Nunes – Jd. Boa Esperança; Rua Manoel Domingos Cravo – Santa Rosa; Rua Odilon Maximiliano dos Santos – Morrinhos II; Alameda das Palmas – Santo Antônio; Rua Argentina – Jd. Praiano; Rua Tambaú – Parque Estuário V.C.; e Av. Atlântica – Enseada; Av. Santos Dumont – Monteiro da Cruz

Disputa

Segundo o presidente do legislativo, Ronald Nicolaci Fincatti, desde 2012 a Câmara Municipal tentava assegurar o desconto em questão, mas enfrentava resistências por parte do Executivo. "Nosso objetivo era criar uma compensação aos inúmeros transtornos sofridos por moradores e proprietários que vivem nesses locais. No entanto, a Administração Municipal vinha questionando a legalidade da medida, através de Ação Direta de Inconstitucionalidade (Adin), com objetivo de impedir a regulamentação do texto", explica.

Ainda segundo ele, foram mais de 30 meses de disputa, na esfera judicial, até que prevalecesse o interesse público na decisão da questão. "Tanto o Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo (TJ-SP), como no Supremo Tribunal Federal, julgaram improcedentes as tentativas de 'barrar' a regulamentação de matéria. Os dois órgãos rejeitaram a tese, sustentada pela Prefeitura, de que a lei geraria novas despesas ao erário público e seria de competência exclusiva do Executivo".

Decisão

O principal fator que pesou na decisão dos desembargadores foi a tese de que a medida atendia ao princípio constitucional da isonomia. Ou seja, de que todos são iguais perante à Lei. "Uma vez que tal princípio jurídico obriga o Poder Público a dar tratamento igual aos iguais e desigual aos desiguais, isso se aplica perfeitamente ao caso da isenção parcial do IPTU, em favor dos munícipes que sofrem limitações e transtornos de ter uma feira livre na porta de casa", salienta o diretor jurídico da Câmara Municipal, Renato Cardoso, que foi o responsável pela defesa das matérias, tanto no TJ, como STF.

Assim sendo, o Executivo, mesmo que à revelia, teve de publicar a lei ainda no ano passado (assim que foi proferida a decisão em última instância) e, a partir deste ano, conceder o direito previsto aos munícipes que o pleitearem.