quarta-feira, 30 de setembro de 2015

PM é baleado ao tentar evitar assalto na Vila Ligia


Um Policial Militar foi baleado na manhã desta quarta-feira (30) após tentar evitar um assalto a um pedestre na Vila Ligia.

Segundo informações da Polícia Militar, os suspeitos tentaram assaltar um pedestre próximo a um comércio, na Rua Azuil Loureiro com a Padre Arnaldo Caiafa, quando os dois policiais que estavam passando pelo local viram a situação e tentaram evitar o crime.

Ainda de acordo com a PM, os três criminosos dispararam tiros contra a polícia. Um dos policiais, de 39 anos, foi atingido e sofreu uma perfuração no intestino. O suspeito também foi baleado. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) foi acionado e prestou socorro no local.


O policial foi encaminhado para o Hospital Santo Amaro, onde precisou passar por uma cirurgia.  Em nota, a assessoria do hospital informou que o PM já terminou a cirurgia e vai precisar fazer a recuperação na Unidade de Terapia Intensiva (UTI).


Já o suspeito, Eduardo do Nascimento, de 22 anos, foi baleado com um tiro no rosto e outro na perna. Ele está em estado grave no hospital.  A ocorrência foi encaminhada para a Delegacia Sede da cidade, onde o caso será investigado. (Com informações do G1)

sábado, 26 de setembro de 2015

Aumento na conta de luz pode chegar a 25% em Vicente de Carvalho


Mais um duro golpe nos moradores e comerciantes de Vicente de Carvalho, a conta de energia elétrica para clientes da CPFL Piratininga, concessionária que atende o distrito, pode ficar mais cara do que o esperado. Há risco de as faturas chegarem às casas e aos apartamentos de cinco cidades da região com aumento em torno de 25% a partir de outubro.
Além da sugestão de reajuste de 17,57% formulada em agosto e que será decidida em 23 de outubro, a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) irá repassar aos consumidores uma parte do valor equivalente à Conta de Desenvolvimento Energético (CDE). Isso pode encarecer mais 8%, em média, o valor das contas de luz para o cliente.
A CDE é um tipo de poupança do setor elétrico que financia investimentos e alimenta programas como o Luz para Todos e as tarifas sociais às famílias de baixa renda.
Desde o começo do ano, as indústrias têm pagado a maior parte do rombo da CDE, pois o Governo Federal deixou de pôr dinheiro nessa espécie de poupança. Descontentes com a situação, essas empresas foram à Justiça Federal e conseguiram liminar (decisão judicial provisória) para obrigar a Aneel a repassar uma parte da conta aos clientes residenciais.

Justiça

A Aneel tenta cassar a liminar no Tribunal Regional Federal (TRF) da 1ª Região, mas, até que consiga algo, terá de mandar parte da CDE para o consumidor. A estimativa é que sejam arrecadados R$ 1,6 bilhão em 12 meses.
Procurada, a Aneel informou que, caso receba negativa do TRF, irá até o Superior Tribunal de Justiça (STJ) para tentar derrubar a liminar obtida pelas indústrias.
Os clientes sentirão no bolso os 8% da CDE nas autorizações anuais de reajuste de cada distribuidora. Como a tarifa da Elektro já subiu no mês passado, os consumidores da empresa estão livres dessa taxa até 2016.
A CPFL Piratininga atende também as cidades de Santos, São Vicente, Praia Grande e Cubatão.


quinta-feira, 24 de setembro de 2015

Colisão entre barca e draga assusta passageiros em Vicente de Carvalho


Usuários de uma das embarcações responsáveis pela travessia entre Vicente de Carvalho e Santos viveram momentos de desespero na manhã desta quinta-feira (24). 

Por volta das 8h, uma das barcas que vinham para Santos, a Guará, que transportava 289 passageiros, colidiu com a draga Lelystad, durante manobra, no meio do percurso. Com o choque, sete pessoas sofreram ferimentos leves, conforme informações da Capitania dos Portos. 

Moradora do Pae Cará, a ajudante de cozinha Ana Claudia Brito Nunes conta que, no momento da colisão entre as embarcações, assustados, muitos passageiros chegaram a pegar coletes salva-vidas. Outros, levantaram a porta da barca para tentar deixar a embarcação em alto mar.


Testemunhas relataram que, quando ouviram a batida, inicialmente, acharam que pudessem ser tiros. Assustados, alguns passageiros deitaram no chão da embarcação, a fim de se proteger. Após ouvirem novas batidas, perceberam que se travava de um choque com outra embarcação. 


Após o acidente, a barca  retornou para a plataforma de embarque e desembarque, em Vicente de Carvalho. Por segurança, os passageiros foram removidos para outras embarcações. Idosos que faziam a travessia para Santos também chegaram a ser socorridos. Segundo relatos, eles teriam passado mal após o susto. 

De acordo com informações da Capitania dos Portos, a colisão teria ocorrido no canal de navegação do Porto de Santos, na direção do Armazém 12, atrás do prédio da Alfândega. As circunstâncias do acidente, envolvendo a draga Lelystad, estão sendo apuradas pela autoridade marítima. 

A barca Guará comporta até 370 passageiros e 50 bicicletas. Ela foi colocada em operação em 2013 para substituir a Lancha Itapema. (Com informações de A Tribuna On-line)

quarta-feira, 23 de setembro de 2015

Explosão de dinamite deixa buraco em parede da delegacia


Uma parede de uma sala do 1º Distrito Policial de Guarujá amanheceu com um buraco de aproximadamente 40 centímetros nesta quarta-feira (23), após tentativas de bandidos explodirem o local com dinamite. 
O crime ocorreu de madrugada, por volta das 4 horas, na cadeia anexa ao 1º DP do município.
Segundo informações da Polícia, dois homens em uma moto pararam no posto de gasolina, ao lado da cadeia, desceram e foram até o prédio do 1º DP, onde acenderam um explosivo. Na sequência, eles voltaram para a motocicleta e fugiram.
A policia investiga o caso e suspeita que a ação tenha sido realizada para tentar resgatar um homem que havia sido preso por roubo no fim de semana. (Foto: Rogério Soares/ A Tribuna On-line)


quarta-feira, 9 de setembro de 2015

Vereadores aprovam Refis em segunda votação


Com 10 emendas acrescidas ao texto original, os vereadores aprovaram na noite de terça-feira (8), em segundo turno, o PLC 010/2015, de autoria do Executivo, que institui o Refis (programa de refinanciamento de tributos municipais) em âmbito local. O texto já havia sido aprovado em primeiro turno, na sessão do último dia 25 de agosto, após a prefeita Maria Antonieta de Brito (PMDB) ter se comprometido a fazer uma série de alterações ao projeto.
Conforme era exigido pelo presidente Ronald Nicolaci Fincatti (PROS) e a maioria dos vereadores, foi modificado o critério relacionado à sucumbência (percentual cobrado a título de honorário advocatício), que até então tinha como base o valor total da dívida, e não o valor negociado. Outra novidade contida no projeto recém-aprovado é a isenção de multas e taxas aos contribuintes que quitarem seus débitos à vista, proposta pelo vereador Nelsinho Filho (PMDB) e que também foi acatada pela chefe do Executivo, no novo texto enviado.
Emendas
Ainda assim, o texto teve 10 emendas acrescidas. Uma delas, de autoria do vereador Mário Lúcio da Conceição (PR), dá prazo de 15 dias para o munícipe interessado fazer a 'juntada' do processo após a adesão ao programa. Outra, de autoria do vereador Valdemir Batista Santana (PSB), estabelece a cobrança do honorário advocatício somente após a citação oficial do contribuinte, pela Justiça. As demais são todas de autoria do vereador Edilson Dias (PT) e, na sua maioria, ampliam critérios estabelecidos e permitem a adoção de benefícios a munícipes idosos, portadores de doenças, deficientes físicos ou de baixa renda.
A expectativa é que o programa gere uma receita extra estimada em até R$ 100 milhões, o que dará condições para que o Município honre o pagamento de seus contratos e reorganize suas finanças
Critérios
A anistia fiscal será gradativa de acordo com o prazo para pagamento. Para pagamento do débito em apenas uma parcela, a multa e os juros serão excluídos integralmente. Entre duas e seis parcelas mensais a multa é excluída e os juros são reduzidos em 80% do total devido. Para pagamento entre sete e 12 vezes, a multa é reduzida em 50% e os juros em 60%. De 13 a 24 vezes, a multa será reduzida em 30% e juros em 50%. De 25 a 30 parcelas mensais, a multa será reduzida em 20% e os juros em 40%. Já de 31 a 60 parcelas, a multa é reduzida em 10% e os juros em 20%.
Serão incluídos no Refis, nos casos de débitos ajuizados, as respectivas custas e despesas processuais e os honorários advocatícios à razão de 10% sobre o valor do débito pactuado, devidamente atualizados e com os acréscimos legais.


segunda-feira, 7 de setembro de 2015

Píer do Café de La Musique desaba e jovens caem no mar durante balada


O píer de uma casa noturna que fica em frente a uma marina desabou na noite do último sábado (5). Pelo menos oito pessoas caíram na água e ficaram com cortes e ferimentos pelo corpo. A suspeita é que o excesso de peso em cima do píer tenha contribuído para o acidente.

O Café De la Musique Beach Club fica entre as Marinas do Guarujá, no km 15 da Estrada Guarujá-Bertioga. De acordo com testemunhas, uma parte do píer desabou por volta das 20h de sábado. As tábuas de madeira quebraram e várias pessoas caíram na água ou ficaram presas entre os vãos. Vários clientes ficaram feridos e, segundo relatos de pessoas atingidas pelo acidente, nenhum funcionário da casa noturna socorreu as vítimas.

Após o ocorrido, uma das garotas feridas criou uma página nas redes sociais para reunir todas as vítimas do acidente. A intenção é juntar depoimentos e fotos sobre o caso. A casa noturna não informou quantas pessoas chegaram a cair no mar.

No grupo criado por meio do Facebook, uma das vítimas relatou o acidente. "Eu estava no meio do píer e fiquei com água até a altura do peito. Estava com o celular na mão e ele caiu na água comigo. Uma amiga minha também foi atingida e se cortou bastante", disse.

O Café de La Musique divulgou uma nota oficial, por meio das redes sociais, neste domingo (6), informando que todo o reparo está sendo providenciado pelo proprietário da marina Tchabum, a fim de sanar todos os inconvenientes ocorridos. O Café de La Musique afirmou que providenciou toda a assistência aos clientes que foram lesados.

Segundo o responsável pelo local, as causas do acidente estão sendo apurados e os reparos já foram feitos. (G1)