segunda-feira, 7 de outubro de 2013

Se eleição fosse hoje, Marina Silva e Geraldo Alckimin venceriam na Baixada Santista


Exatos quatro dias depois de ter o pedido de criação de um novo partido rejeitado, uma pesquisa realizada na Baixada Santista mostra o nome da ex-senadora Marina Silva (PSB) à frente da corrida eleitoral presidencial, deixando para trás a presidente Dilma Roussef (PT) e o senador Aécio Neves (PSDB). Para o governo de São Paulo, o governador Geraldo Alckimin (PSDB) permanece como preferência na região. 

Segundo o levantamento do Instituto Brasileiro de Estudos Sociais, Política e Estatística (Ibespe), Marina Silva (24%), que se filiou ao PSB no último sábado,  aparece um ponto à frente Dilma (23%). Aécio conseguiu 15 pontos. Eduardo Campos (PSB) está com 9%. Dos demais entrevistados, 26% não votam em nenhum dos nomes apresentados e 4% ainda não sabem em quem votar.

"O aumento na intenção de voto para Marina deve-se aos jovens. Eles migraram para a pré-candidata, que tem um discurso que os agrada", acredita o diretor técnico do Ibespe, o cientista social e político Marcelo Di Giuseppe. "Eduardo Campos é o único a apresentar crescimento nos últimos meses (de 4 a 9 pontos, entre julho e outubro). Evidencia que, após 20 anos, teremos uma terceira via forte". 
Entre as nove cidades pesquisadas, Marina Silva, apesar de apresentar panorama geral superior aos demais pré-candidatos (devido o número de pessoas em relação ao município), venceria, segundo a pesquisa, em Praia Grande e Santos. Dilma, no entanto, ainda é preferência em Bertioga, Cubatão, Guarujá, Itanhaém, Mongaguá, São Vicente e Peruíbe. Em Cubatão, há empate com Aécio Neves. 

Na Região Metropolitana da Baixada Santista, os jovens (entre 16 e 19 anos), conforme indicou o cientista Giuseppe, demonstraram simpatia com a nova filiada ao PSB (42%). A atual presidente, no entanto, é preferência dos que têm entre 45 e 59 anos. O tucano, por sua vez, deverá ter a maioria dos votos entre aqueles que possuem mais de 60 anos, segundo indica o levantamento  do Ibespe. 

No Estado

Em São Paulo, o atual governador tucano, Geraldo Alckmin (PSDB), permanece isolado na liderança da disputa, com 38% dos votos. Apesar do resultado favorável, de abril, quando teve 60% da preferência, a outubro ele caiu 28%. "Mesmo assim, conforme histórico, acredito que ele vencerá com tranquilidade na Baixada Santista. Alckmin permanece consolidado na disputa". 

Paulo Skaf (PMDB) fechou outubro com 12% e ocupa a segunda posição com queda de 1 ponto em relação a setembro. Em seguida aparece o nome do petista Alexandre Padilha (PT) com 6% da preferência dos eleitores. Por fim, Gilberto Kassab (PSD) com 3% aparece em último na lista. Já 38% afirmam que não escolhem por nenhum dos nomes citados e 3% não souberam responder.

Segundo o diretor técnico do Ibespe, o cientista social e político, Marcelo Di Giuseppe, a queda consecutiva nas duas últimas avaliações do Governador não chega a ser um indício de que a imagem dos governantes está desgastada já que todos os outros candidatos tiveram algum tipo de queda em seus índices. "Ocorreu em razão das manifestações populares, que mobilizaram as pessoas no primeiro semestre". 
  

Ainda de acordo com Giuseppe, os números deverão mudar nas próximos meses, já que ainda não foram oficializados os candidatos ao governo do Estado e à presidência. "Por isso 'nenhum' aparece alto nas duas pesquisas. Ainda não sabemos se todos vão disputar (com os favoritos). Poderá haver mudanças", acredita. Novas pesquisas serão realizadas nos próximos três meses.

Realizada na Região Metropolitana da Baixada Santista, a pesquisa do Ibespe, ocorrida entre 1 a 4 de outubro deste ano, entrevistou 1.221 pessoas nas nove cidades da Baixada Santista. A margem de erro é de 2,5 pontos percentuais, para mais ou para menos.



0 comentários:

Postar um comentário