terça-feira, 8 de outubro de 2013

Moradores da Vila Edna reclamam de enchentes e sujeira pelas ruas


Os moradores da Vila Edna estão insatisfeitos com as condições do bairro. Ruas alagadas, falta de saneamento básico, sujeira e buracos em obras estão entre as principais exigências dos munícipes, que cobram soluções da prefeitura e da Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp).

A comerciante Maria Augusta de Souza reclama das imediações da Escola Estadual Coralina Ribeiro, com entulho e água nas calçadas do entorno. “Está uma porcaria. As crianças saem da escola e está aquela imundice, com rato entrando”, critica. “A escola solicita, faz o que precisa. Dentro da escola a gente consegue cuidar, mas na rua não tem como”, emenda a educadora Lilian Tavani Pinheiro.

A dona de casa Francisca Rodrigues, por sua vez, chegou a ficar mais de uma semana longe da própria residência após um dia de chuva, já que o local ficou completamente alagado. “Passamos oito dias fora de casa, com tudo podre lá dentro. Tem de ter rede de esgoto para todos nós”, pede. “Quando enche, a água vem toda para dentro de casa”, completa Maria Eva dos Santos, também dona de casa.

Os munícipes também reclamam da falta de pavimentação nas ruas, que são de terra. Quando os carros transitam pelas vias, a poeira se espalha. “Não tampam os buracos. Só jogam barro”, critica o técnico em informática Moisés Pereira Soares.

Sabesp
O gerente da Sabesp em Guarujá, Josué Vagner Pereira, garante que já há um contrato em andamento, na ordem de R$ 23 milhões, para a implantação de uma rede coletora de esgoto na região, que também abrange bairros como Vila Zilda, Vila Selma e Morrinhos. “Isso contempla cerca de 30 quilômetros de rede, que vão beneficiar 5.900 ligações de esgoto, aprimorando e melhorando a coleta no local”, explica.

Segundo Pereira, as obras já foram iniciadas em Morrinhos e parte da Vila Selma. “Em breve, para o ano que vem, elas serão iniciadas tanto na Vila Edna e na Vila Zilda como em Albamar e Perequê”, afirma. Ele, no entanto, admite que ainda não há uma previsão de quando a Vila Edna terá coleta total de esgoto. “As obras ocorrem no dia a dia. Mas entendemos que até 2016 elas estarão concluídas”, resume.

Prefeitura
O vice-prefeito, Duino Verri Fernandes, por sua vez, garante que as obras de pavimentação na região já estão previstas e licitadas, mas ainda se busca a verba para a execução das mesmas (por volta de R$ 3 milhões). “Seria irresponsável dar um prazo, porque ainda não estamos com essa verba”, justifica. (TV Tribuna)

0 comentários:

Postar um comentário