quinta-feira, 3 de outubro de 2013

Guarda Civil Municipal começa treinamento para utilização de arma não letal


Um grupo de guardas civis municipais de Guarujá começa a ser treinado para utilização de armas não letais. Inicialmente serão treinados 100 guardas da área operacional divididos em turmas de 15 agentes. Os selecionados foram aprovados nos testes realizados em fevereiro deste ano, quando começaram os primeiros treinamentos da corporação para utilização de armas letais e não letais.
A capacitação terá duração de três dias, sendo o primeiro de curso teórico, com 10 horas de duração. Os demais serão de aptidão física e treinamento prático, com o equipamento.No curso teórico será abordado o conceito da legalidade do equipamento, a necessidade, os cuidados e a proporcionalidade do uso. Os demais testes analisados serão físicos e a técnica de manuseio da arma.
A conclusão da capacitação está prevista para o início de novembro. A utilização do equipamento pelo efetivo operacional será imediatamente após o término do curso.    
Os 15 equipamentos tiveram um custo de R$ 40 mil e foram adquiridos em parceria com o Ministério da Justiça por meio do Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (PRONASCI).
O que provoca uma arma não letal – A SPARK é um dispositivo em forma de pistola elétrica – incapacitante, que atua sobre o sistema neuromuscular. Sua ação causa contrações musculares e queda, deixando imóvel enquanto estiver sob a ação do dispositivo elétrico. 

Informações de segurança – A SPARK foi projetada para defesa pessoal ou de terceiros. Corretamente utilizada, a SPARK incapacita temporariamente uma pessoa a partir de uma distância segura, minimizando a probabilidade de morte ou lesões permanentes. (Foto: Pedro Resende/PMG)

0 comentários:

Postar um comentário