quinta-feira, 31 de outubro de 2013

Famílias invadem conjunto habitacional abandonado no Morrinhos


Dezenas de famílias ocuparam ontem (30) um conjunto habitacional abandonado conhecido como Vila do Sol, localizado no Morrinhos. A prefeitura afirma que pretende demolir as moradias, por representarem um risco à segurança da população.

As famílias dizem que só saem do local se a prefeitura oferecer alguma outra alternativa. A Administração Municipal afirma que comprou o conjunto da Caixa Econômica Federal em 2012, e que as obras estavam paradas desde 2004, por problemas na estrutura.

Durante o fim de semana, um outro terreno, localizado atrás dos prédios invadidos nesta quarta-feira, também foi ocupado. Várias pessoas entraram na mata e, com a ajuda de facões e enxadas, limparam a área para levantar novos barracos.

Em outra comunidade de Guarujá, a do Cantagalo, houve mais uma ocupação. Na terça-feira (29), equipes da prefeitura foram até o local, junto com a Polícia Militar, com a intenção de desocupar a área e demolir os barracos, mas os moradores se uniram e impediram a ação.

Por meio de nota, a prefeitura informa que conseguiu na Justiça a reintegração de posse no Cantagalo e já pediu também a retomada dos terrenos invadidos em Morrinhos. Afirma ainda que pretende demolir as moradias da Vila do Sol, que trazem riscos à comunidade, e aumentar o número de unidades de 488 para 736. As moradias serão reconstruídas nos moldes do programa Minha Casa, Minha Vida. Com relação ao Cantagalo, a Administração reforça que o terreno deve ser usado para a construção de um conjunto habitacional que vai beneficiar mais de duas mil famílias.


A Polícia Militar, também em nota, diz que a operação de reintegração está em fase de planejamento e ainda sem data para ocorrer. Informa ainda que uma pessoa foi baleada em Morrinhos 4, em uma área bem distante das que foram ocupadas. Ela foi socorrida por moradores e encaminhada em estado grave ao Hospital Santo Amaro. A vítima estaria em uma área de matagal também demarcando lotes. (G1)

1 comentários:

Guarujá é mais uma das muitas cidades que não contam com POLITICA HABITACIONAL, SEGURANÇA, EDUCAÇÃO E NEM SAÚDE.....apenas figura como uma das cidades mais corruptas do país. DEGRADAÇÃO pura da cidade que um dia foi a PERÓLA DO ATLÂNTICO!

Postar um comentário