quarta-feira, 4 de setembro de 2013

OPINIÃO: Guarujá e a preguiça (Valdir Dias)


Não foi por um simples acaso que, nesta semana, o bicho-preguiça que vive no Morro da Glória desceu pelo Viaduto Floriberto Mariano e se instalou em um poste da via pública, dando trabalho aos bombeiros que o recolheram e o devolveram ao seu habitat natural.

A preguiça anda se esgueirando demais por estas plagas, enquanto nossas deficiências se avolumam. Os projetos políticos em gestação, com raras exceções, são frutos de ambições pessoais e não refletem as prioridades rotineiras ou sequer de longo prazo, da população de Guarujá e do distrito de Vicente de Carvalho.

A preguiça é prima em primeiro grau do atraso social e econômico da cidade. Os índices de educação, saúde e emprego nos mostram, periodicamente, que temos uma longa estrada a trilhar, se quisermos igualar o potencial de nossa cidade com as nossas necessidades reais.

E as estatísticas, a esta altura dos acontecimentos, são o que menos importa, pois o dia a dia já se encarrega de nos mostrar os efeitos cruéis desta realidade. O crime anda solto pela cidade, já não se esconde em vielas ou ruas escuras. As balas perdidas, vez ou outra, encontram seu destino. Trágico destino.

Não se cuida da preguiça com pressa. É preciso paciência, sabedoria e bom senso. Enquanto alguns têm preguiça de pensar e se acotovelam, em torno do debate precoce sobre uma longínqua sucessão, outros se acomodam em casa, achando que tudo irá ser resolvido, com a sua participação ou não. Convenhamos, a cidade tem problemas demais para tanta preguiça.





Valdir Dias

Jornalista 

0 comentários:

Postar um comentário